Home / Ásia / Afeganistão / Afeganistão: montanhas e antigas tradições

Afeganistão: montanhas e antigas tradições

O Afeganistão (Da Afghānestān Jomhūriyāt/República Islâmica do Afeganistão) é uma república presidencialista islâmica na Ásia Central com a capital Cabul. O país é limitado a norte pelo Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão, a oeste pelo Irã, ao sul e leste pelo Paquistão e ao nordeste pela China.

O Afeganistão dispõe administrativamente de 34 províncias (Badakhshan, Badghis, Baghlan, Balkh, Bamiyan, Daykondi, Farah, Fariab, Ghazni, Ghor, Helmand, Herat, Jozjan, Cabul, Kandahar, Kapisa, Khowst, Konar, Kunduz, Laghman, Logar, Nangarhar, Nimroz, Nuristan, Paktia, Paktika, Panjshir, Parwan, Samangan, Sar-e Pol, Takhar, Uruzgan, Wardak, Zabul).

A capital do país é Cabul. Outras grandes cidades incluem Kandahar, Herat e Mazar-e Sharif. O território afegão é em grande parte montanhoso, caracterizado pela cordilheira do Hindukush, que atravessa o país na parte do centro setentrional no sentido leste-oeste. No extremo norte o Hindukush atinge as cadeias do Pamir e do Karakoram. O Monte Nowshak com 7.485 metros no Hindukush é a montanha mais alta do país.

Em direção do sul-oeste a cordilheira do Hindukush divide-se em muitos maciços secundários como a cadeia de Koh-i-Baba superior com 5.000 metros de altura. A zona sul do Afeganistão é composta de vastas áreas de deserto como as terras altas da Rigestan e a depressão de Sistan, uma bacia endorréica, onde convergem os rios Helmand, Farah e Khāsh. O país é atravessado por quatro grandes rios: o Amu Darya, que corre ao longo da fronteira com o Tajiquistão, o Harirud, o Cabul e o Helmand.

A economia afegã, entre os mais pobres do mundo, é baseada na criação de ovinos, quer dizer de ovelhas karakul, de cabras e de gado. A agricultura é pobre (trigo, cevada, arroz, milho, frutas como maçãs, laranjas, pêssegos e uvas, ao lado do algodão, linho, beterraba açucareira, de sésamo e batatas. Os recursos do subsolo produzem ouro, chumbo, cobre, gás natural, lápis-lazúli, ferro, petróleo. Entre as atividades industriais mais importantes são aqueles relacionadas ao tratamento de produtos agrícolas e ao processamento de tecidos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 652.225 km²: Área arável 12%, prados e pastagens 46%, florestas e bosques 3%, terra inculta e improdutiva 39%
  • População: 31.900.000 (censo de 2007): pachtuns 42%, tajiques 27%, hazaras 9%, usbeques 9%, aimaques 4%, turcomenos 3%, baluches 2%
  • Capital: Cabul.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o pachto/pastó e o dari
  • Religião: muçulmana 99% (xiita 15% e sunita 84%).
  • Moeda: Afegani (AFN)
  • Fuso horário: UTC+4,30 horas